Educadores Brasileiros: Anísio Teixeira e Boaventura Santos
30/07/2018
Nessa sexta aula desse componente tivemos a oportunidade de debater dois caras importantes pra educação brasileira. Nesse processo, ao procurar sobre Anísio, por exemplo, me senti extremamente empoderada e orgulhosa como baiana ( digamos que essa figura foi um baiano "fodão") e "simbora" falar dele logo né?
Anísio Teixeira veio de uma família rica e passou por um processo educacional tradicional que na época era extremamente elitista e relacionado à igreja católica (ele pensou até em ser padre), ainda assim, ao pegar um cargo político relacionado à educação se apaixonou por essa área e passou o resto da vida lutando por uma educação para todas as classes, laica, gratuita e obrigatória. Foi uma forma criativa e desafiadora de ver não só a a educação mas também a democracia, que segundo ele poderia culminar em uma certa massificação da educação que poderia ser intermediada inclusive pelo uso intensivo de tecnologias. Entenderam agora o por quê dele ser considerado "foda" né?
A segunda figura importantíssima que vale a pena ser mencionada é o Boaventura de Sousa Santos, um cara que nos chamou a atenção para a necessidade de valorização dos saberes tradicionais e para a universidade frente à cultura, ao social e à política.
Ele propõe que a universidade e a publicação de artigos por exemplo possam ter professores com conhecimentos tradicionais atuando de forma conjunta com o de conhecimentos acadêmicos, uma aplicação do seu conceito de ecologia dos saberes. Nesse sentido, uma forma de combater à crescente mercantilização da educação, principalmente no que se trata da universidade, é prestar a atenção nas economias solidárias sociais.
Bom, o debate rendeu como se pode ver né? Aconselho todos a pesquisarem e assistirem documentários que tem no youtube a respeito desses feras."Inté" a próxima aula pessoal!!